FOTO NO DESTAQUE DO MAJOR IZIDORO JERÔNYMO DA ROCHA SENTADO E FAMÍLIA
Além de boas terras para pastagens rico em alimento para o gado, Major Izidoro destaca-se pela criação de gado leiteiro, principalmente das raças nelore, holandês e guzerá, que lhe rendem por vários anos título de campeão produtor de leite do Estado e do Nordeste. Antigo distrito de Sertãozinho como era chamado, o município recebeu seu atual nome em homenagem ao Major Izidoro Jerônimo da Rocha, nascido em 02 de setembro de 1852, falecido em 16 de dezembro de 1936, foi o fundador do povoado denominado a época de sertãozinho. A colonização, no entanto, começou com a chegada a sertãozinho pelo patriarca maior o Antônio Jerônimo da Rocha de em 07 de setembro de 1854, vindo da região chamada “volta de Dois Riachos” hoje Município de Dois Riachos, quando comprou uma propriedade na região e se instalou com sua família. Dos filhos, apenas Izidoro manteve os negócios do pai, que era conhecido como o patriarca de Sertãozinho. Como distrito de Sertãozinho, a cidade de Major Izidoro aparece citada, em 1871, na obra de Tomás Espíndola, “Geografia Alagoana”. Diz ele tratar-se de um pequeno povoado situado a “uma légua do Riacho do Sertão” e muito apropriado à criação do gado. Sob o ponto de vista judicial, Major Izidoro, mesmo após sua emancipação política, permaneceu como termo da comarca de Santana do Ipanema. Somente em 11 de novembro de 1952 foi elevado à condição de comarca independente.
WALFRIDO JERÔNYMO DA ROCHA
No clássico " Terra das Alagoas", de autoria de adalberto Marroquim, do ano de 1922, há referencias ao distrito de sertãozinho. Ele apresenta o lugar como uma das povoações pertencentes a Santana do Ipanema e " sede do 3º Distrito Judiciário". Afirma ainda que lá existia, naquele tempo, uma escola pública mantida pelo Estado. Izidoro lutou insistentemente pela emancipação política da cidade. Em 1920, conseguiu que o Poder Legislativo, através da ( Lei Estadual n.º. 946/1920 ), que autorizou o Governo Estadual a elevar a vila de Sertãozinho a categoria de Município com o nome de Major Izidoro, mesmo assim o Governador não aceitou e manteve a área como distrito. Só em 17 de setembro de 1949, a então vila de sertãozinho foi elevada a Município de Major Izidoro através da ( Lei Estadual n.º.1.473, de 17 de setembro de 1949 ). Sua instalação oficial se deu em 25 de novembro do mesmo ano, com a emancipação política, desmembrando Major Izidoro dos municípios de Santana do Ipanema. Nessa época, Izidoro já já tinha falecido em 16 de dezembro de 1936, mas os moradores decidiram fazer-lhe a homenagem, dando seu nome à cidade. Além de boas terras para pastagens, o Município de Major Izidoro destaca-se pela criação de gado leiteiro, principalmente das raças, mestiços, turino, holandês e guzerate, que lhe rendem o título de primeiro produtor de leite do Estado de Alagoas nos anos 80 e 90.
FOTO DO MAJOR IZIDORO NA ESQUERDA
Por ser um dos mais conhecidos da bacia leiteira de Alagoas, o Município de Major Izidoro não poderia deixar de ter um povo festeiro e hospitaleiro. É nas tradicionais festividades do município que esse lado da cidade se mostra claramente, apresentando-se como a cultura popular os reisados e as bandas de pífano. As mais movimentadas e que recebem o maior número de visitantes são as Festas do Leite e as festas juninas, nas quais merece destaque a do padroeiro do município, Santo Antônio de Pádua, salvação das moças casamenteiras da região e adoradas pela família Rocha. Dados do Município Situação Geográfica: Microrregião do sertão, limitando-se os municípios de Cacimbinhas, Dois Riachos, Olivença, Olho D´Água das Flores, Jacaré dos Homens, Batalha, Jaramataia e Craibas. Encontra-se o município a 200 metros acima do nível do mar. Área: 324 km2 Clima: Quente e seco. Máxima de 38° C e mínima de 18° C. População: 20.000 habitantes. Eleitorado: 11.475 eleitores. Economia: Agropecuária. Educação: 5,710 vagas (redes estadual e municipal). Saúde: 10 postos de atendimento e 1 Hospital (41 leitos). ( Livro da História de Major Izidoro - https://drive.google.com/file/d/1oSBgfQ_F8yvuTCxRmFDuTLE7RunuwPNA/view?usp=sharing ).
DILEMA LINGUÍSTICO
ResponderExcluirSeria um bom senso e uma boa ação da Câmara de Vereadores de Major Isidoro determinar por lei municipal o real nome da cidade.
Sabe-se que nas nomenclaturas antigas portuguesas, entre duas vogais se escrevia com "Z", mesmo. Daí Brazil com Z...Major Izidoro com "Z". É sabido também que nomes próprios não devem ter a sua grafia mudada.
Destarte, sugeriria uma pesquisa mais profunda e decisões políticas locais para definir o nome da cidade a fim de evitar a duplicidade do nome(Major Isidoro com "esse" e com "zê").
Verdade amigo na certidão de casamento do Major Izidoro o Izidoro é escrito co "Z", porem a lei Estadual saíu com erro escrita com "S" só através de lei Estadual é que se pode alterar.
ExcluirVocê conhece algum deputado Estadual para agente fazer essa alteração?
Excluirlegal eu sou prima de major izidoro jeronimo da rocha
ResponderExcluirVocê é prima em que grau?
ExcluirEstamos procurando todos da família Rocha de Major Izidoro para uma confraternização da família ano que vêm. Todas as gerações.
ResponderExcluirA festa foi realizada em 2019 com muito sucesso e foi idealizada por Silvania nossa prima, porém em 2020 não foi realizada em razão da pandemia.
ExcluirEu sou da Família ROCHA e irei participar desse grande encontro da nossa família. Quanta honra rever todas as gerações . Amo meu Major, tenho orgulho de ser filha dessa terra. Dia 08.06.19 será realizado o encontro da família ROCHA .
ResponderExcluirVerdade um orgulho de todos nós da família.
ExcluirEu sou da família Rocha mas não sabia do encontro, sou neta do Benedito da Rocha Moura, que era filho da Auta da Rocha Moura e conheci Judite Rocha em Palmeira dos Índios
ResponderExcluirQue legal Dra. Judith foi uma das primeiras médica de Alagoas se formou na antiga faculdade de Medicina em Olinda judite foi casada com um Coronel do Exército que mais tarde tornou-se interventor do Amapá. Você deve ser irmã de José Moura meu grande amigo que mora em São Carlos?
ExcluirQue legal Dra. Judith foi uma das primeiras médica de Alagoas se formou na antiga faculdade de Medicina em Olinda judite foi casada com um Coronel do Exército que mais tarde tornou-se interventor do Amapá. Você deve ser irmã de José Moura meu grande amigo.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa tarde alguém me sabe dizer se o Major teve irmaos?
ResponderExcluirAlguem poderia me ajudar, eu descobri que sou Major Izidoro da Rocha eh meu tataravo por parte materna. E estou procurando dados de onde ele foi registrado, tipo, certidao de casamento, obito ou nascimento. Qual Cartorio foi feito, para que eu possa solicitar certidoes. Obrigado.
ResponderExcluir