domingo, 20 de novembro de 2016

DOM SÉRGIO DA ROCHA ARCEBISPO DE BRASÍLIA É NOMEADO CARDEAL PELO PAPA FRANCISCO E ATUARÁ NO MAIS ALTO ESCALÃO DO VATICANO.



Arcebispo metropolitano de Brasília, dom Sérgio da Rocha, de 56 anos, foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 19 de novembro deste ano, o atual arcebispo da diocese de Brasília, Dom Sérgio da Rocha Filho de Rubens da Rocha e Aparecida Veronesi, nasceu na localidade de Fazenda Santo Antônio do município de Dobrada, na época distrito de Matão. Recebeu a ordenação diaconal na Igreja de Santa Cruz de Matão, no dia 18 de agosto de 1984 e sacerdote na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, aos 14 de dezembro de 1984.  Foi bispo auxiliar de Fortaleza e arcebispo de Teresina. É presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O papa anunciou que nomeará, ao todo, 17 novos cardeais, incluindo 13 com menos de 80 anos e portanto possíveis candidatos para entrar em um futuro conclave que escolherá seu sucessor. O papa fará a missa de conclusão do Jubileu Mariano do Ano Santo da Misericórdia (dezembro de 2015 a novembro de 2016) junto a estes novos cardeais. Dom Sérgio da Rocha foi nomeado arcebispo de Brasília em 15 de junho de 2011 pelo papa Bento XVI e desde abril de 2015 preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O brasileiro estudou filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos, teologia no Instituto Teológico de Campinas, concluiu mestrado em teologia moral na Faculdade Teológica "Nossa Senhora da Assunção", em São Paulo, e doutorado na mesma disciplina junto à Academia Alfonsiana de Roma. 


Foi ordenado sacerdote no dia 14 de dezembro de 1984 em Matão (SP), exercendo como pároco em Água Vermelha, coordenador da pastoral da Juventude de São Carlos, professor do Seminário Diocesano e diretor espiritual da Casa de Teologia de Campinas. Também foi reitor do Seminário de Filosofia de São Carlos, coordenador da pastoral vocacional, vigário paroquial da catedral da cidade e vigário paroquial em "Nossa Senhora de Fátima", entre outros cargos. No dia 13 de junho de 2001, foi eleito bispo titular de Alba e auxiliar de Fortaleza. Em 11 de agosto, recebeu a consagração episcopal. Em 31 de janeiro de 2007 foi nomeado bispo coadjutor de Teresina (PI) e se tornou arcebispo em 3 de setembro de 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário